Nossa História

Compartilhe nas redes sociais:

Fundado no dia 9 de abril de 1981, o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (SAFESP) nasceu com a nobre missão de organizar e defender a profissão do árbitro de futebol.

Ao longo de toda nossa história, muitas conquistas foram alcançadas para a classe e para a entidade. No ano de 1999, por exemplo, conquistamos a nossa sede própria, com a aquisição do atual prédio do SAFESP, na gestão do presidente José de Assis Aragão, que foi oficialmente inaugurada em 26 de novembro daquele ano. Em 2013, contando com um trabalho conjunto com outros sindicatos estaduais e com a Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF), os árbitros de futebol foram reconhecidos como profissão com a promulgação da Lei Nº 12.867, de 10 de Outubro de 2013.

A criação do nosso Sindicato ocorreu a partir de um encontro realizado no dia 20 de janeiro de 1981, onde alguns indivíduos se reuniram na Rua Bororos, nº 97, na sede da antiga Associação Paulista de Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (APAFESP). Diretores dessa entidade, em conjunto com diretores da APAFUP, decidiram criar o SAFESP e escolheram a 1ª Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal do Sindicato.

A primeira Diretoria da nossa história era assim formada:

Presidente: José Astolphi
Diretor Secretário: Oscar Scolfaro
Diretor Tesoureiro: Paulo Souza Arruda
Diretor Sub-Tesoureiro: Dárcio Pereira
Diretor Administrativo: José de Assis Aragão
Diretor Social: João Leopoldo Ayeta
Relações Públicas: Antônio Carlos Gomes
Suplentes: Antônio Bischir, João Ubaldo Biagioni, Roberto Nunes Morgado, Márcio Campos Salles, Romualdo Arppi Filho, Ulisses Tavares da Silva Filho, Oswaldo Francisco Pedro Basso.
Conselho Fiscal Efetivo: Douglas Gonçalves Las Casas, Vandevaldo Rangel, Renato de Oliveira Braga.
Conselho Fiscal Suplente: Sérgio Bertangnolli, Abel Barroso Sobrinho, Antônio Carlos dos Santos Loupo.
Presidente da APAFESP: Alvaro Pereira.

Estes homens, e árbitros, foram o precursores de uma longa e importa história de lutas e conquistas em pról da arbitragem paulista. A todos eles, nossos mais sinceros agradecimentos.

× Whatsapp